Quais os BENEFÍCIOS das AULAS DE MÚSICA para CRIANÇAS?
- Start EnsinoMusical
- 13 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de jan. de 2021

A Educadora Musical Elisandra Capeletti (2019) da START Escola de Música de Caxias do Sul, em sua pesquisa sobre os resultados efetivos no desenvolvimento humano a partir do aprendizado musical desde a infância, constatou inúmeros benefícios que permanecem, também, durante a fase adulta.
Capeletti (2019, p.16) sinaliza que a criança beneficia-se quando o ensino musical compreende, esta, como um ser ativo musicalmente, desenvolvendo habilidades através de um fazer musical como um processo de descobertas e experiências, de um fazer criativo, que se concretiza a partir do movimento e da livre expressão, pela integração entre corpo e mente,salientando a importância da estética musical e do entendimento do ser humano como um todo, que se relaciona com ele mesmo, com o outro, com o ambiente ao seu redor e que o transcende.
A partir de resultados de pesquisas neurocientíficas Capeletti (2019) identificou que o aprendizado e a prática musical interferem no funcionamento e modifica estruturas cerebrais, contribuindo para o desenvolvimento físico – principalmente sensorial, motor e consciência corporal; perceptivo – principalmente auditivo e na relação auditivo-motora; emocional – autocontrole e autoconhecimento; intelectual; cognitivo; social; de organização da memória e do pensamento; memória verbal; de comunicação verbal e expressão, discriminação fonológica e desenvolvimento precoce da leitura; atenção; habilidades linguísticas, espaciais e matemáticas e; melhora em testes de QI.
Através da APRECIAÇÃO MUSICAL, estimulam-se funções de percepção e atividades neurais sensório-motoras e auditivo-motoras. Habilidades auditivo-motoras são mais ativadas em pessoas que já executam/praticam músicas no instrumento musical, por haver maior ativação neural. Por isso, a importância da prática alternada à apreciação.
O uso do MOVIMENTO em aulas de música, ativa principalmente, o desenvolvimento: físico e motor, da expressão, da consciência corporal, da relação auditivo-motora, do emocional, do autocontrole e autoconhecimento, da atenção, de habilidades espaciais e matemáticas. Áreas cerebrais relacionadas a movimentos já executados serão ativadas ao se realizarem práticas de escuta musical.
A EXECUÇÃO MUSICAL é responsável pela AQUISIÇÃO da grande maioria das HABILIDADES, pelo fato de que, para executar uma música é necessário ouvir a canção antes de executar, ouvir sua própria prática além do uso de movimentos tanto na execução quanto na marcação do pulso da canção.
Quando se trata da VOZ como instrumento musical, há também o desenvolvimento de habilidades linguísticas, de expressão verbal, autoconhecimento, auto expressão, além das interações auditivo-motoras que comandam as musculaturas vocais.
Em se tratando de EXECUÇÃO EM PÚBLICO, há um maior desenvolvimento dos elementos relacionados às emoções, principalmente do autocontrole emocional e, neurologicamente falando, há a necessidade de se buscar novos caminhos para a realização das canções, validando o valor das as apresentações musicais.
A partir da CRIAÇÃO MUSICAL, são desenvolvidas todas as habilidades relacionadas com a execução musical, além de estimular a criatividade, o pensamento crítico e analítico e o senso estético. É uma atividade de grande magnitude, pois, para criar musicalmente, há a necessidade de se conhecer a forma de executar, pensar a respeito dessa execução, contextualizar essa criação, executar e, depois realizar inúmeros processos de escuta atenta, a fim de apreciar e melhorar sua própria criação. É um processo complexo e muito rico para a aquisição de habilidades que promovem o desenvolvimento integral do ser.
Através de pesquisas sabe-se que crianças que executam canções desenvolvem maiores habilidades do que aquelas que apenas apreciam e, que quanto mais horas de estudo, maior o desenvolvimento cerebral. Sabe-se também que exercícios mentais, beneficiam as interações auditivo-motoras, reduzindo horas de estudos, evitando a fadiga muscular e mantendo um bom resultado.
Vale salientar a importância de encaminhar os alunos gradativamente à execução musical, podendo iniciar por instrumentos de execução mais simples (sugere-se iniciar pelos sons do ambiente, depois voz, percussão, teclas/sopro e cordas), mostrando a eles um leque de opções, para que depois possam definir sua escolha e, então, dedicarem-se a um maior conhecimento e desenvolvimento técnico.
Enfim... APRENDER MÚSICA promove que as CRIANÇAS DESENVOLVAM-SE de forma SAUDÁVEL, como seres completos: mente e corpo. Essa brincadeira de criança promove que elas cresçam e sejam ADULTOS FELIZES, SEGUROS e COMPLETOS!
(Fonte: CAPELETTI, Elisandra. Pedagogias Ativas no Ensino Musical e o Desenvolvimento Integral Humano. Claretiano, Brasil, 2019, p.14-16.)

Comments